Pesquisa:

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

“Harry Potter” vs.“Crepúsculo”: Disputa polêmica

Se você viu a estreia de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1" na semana passada, então já deve ter sido introduzido ao fato de que sou um grande fã de "Harry Potter”. Leio esses livros desde que tinha 11 anos e tenho assistido aos filmes nos fins de semana desde que o primeiro grande sucesso dos cinemas, "A Pedra Filosofal", foi lançado.

Dito isto, também me atualizei na franquia "Crepúsculo", apesar de não ter entrado nos livros antes de "Eclipse" ter sido lançado. Pensei que "Amanhecer" fosse uma grande decepção (então para acabar comigo, pensei que Edward ia recuperar a "alma" dele e retornar à sua forma humana, permitindo que ele e Bella vivessem felizes para sempre sem que ela se transformasse em vampira), e eu não estava apaixonado pelos filmes. Assim, enquanto o meu compacto conhecimento de "Crepúsculo" chega lá em cima no ranking com o que há de melhor, eu não diria que eu sou o maior fã da série.

Agora que divulguei na íntegra a minha posição sobre o debate "Potter" versus "Crepúsculo", o que não deve ser nenhuma surpresa que fiquei desapontado quando descobri que o Moviefone decidiu que "Crepúsculo" fez um melhor trabalho na conversão do romance para as telas do que "Harry Potter". Uhh, o quê? Andrew Sims, da Mugglenet discutiu com o co-líder da senhora Laura Byrne-Cristiano no Twilight Lexicon. O debate foi um pouco conturbado, porque ambos, André e Laura, são fãs de suas respectivas franquias adversárias (e logo ambos tiveram/têm sites de fãs dedicados a elas)... Mas de alguma forma Laura conseguiu ser melhor do que André e dar a liderança para "Crepúsculo".

Sim, entendo que o debate especial acabou e que "Crepúsculo" ganhou, mas simplesmente não posso deixar isso assim! Apesar dos Twihards terem admitido na seção de comentários do Twilight Lexicon que eles acham que "Harry Potter" é a franquia mais forte dos cinemas. Então aqui está a minha defesa de "Harry Potter" a partir de uma perspectiva totalmente tendenciosa e sem desrespeito a franquia "Crepúsculo" ou os terríveis debatedores (André e Laura, vocês são demais!). Leia meus pensamentos sobre o porquê que acho que "Harry Potter" é melhor, e compartilhe sua própria opinião na seção de comentários abaixo!


Hermione Granger vs Bella Swan
Como isso é mesmo uma luta? Hermione é a mais forte entre as duas personagens principais do sexo feminino, sem dúvidas. Laura a descreve como uma CDF, o que é verdade nos filmes e livros anteriores de "Harry Potter", mas quanto mais a conhecemos, percebemos que ela não é apenas a mais inteligente entre os melhores amigos dele, Ron e Harry, mas ela é também a bruxa mais forte. Ron até reconhece isso no filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1" quando ele lhe pede para apagar a mente de alguns Comensais da Morte porque ela é a "melhor na magia." Muitas vezes Hermione é a personagem que surge com as soluções para tirá-los de um problema, e mesmo que o perigo pareça seguir Harry, ela poderia facilmente cair fora do perigo se tivesse oportunidade. Além disso, ela frequentemente e voluntariamente arrisca sua vida por causa de seus amigos, tornando-a tão altruísta como eles a vêm.

Por outro lado, Bella nunca é capaz de se proteger e precisa sempre contar com Edward e os Cullen (ou Jacob e os lobos)... Pelo menos nos filmes que vimos. Sim, eu sei, Bella se torna uma vampira super poderosa e confiante em "Amanhecer", mas estamos falando sobre os filmes que já foram lançados até agora, e neles Bella só causa problemas ao invés de resolvê-los. Outra diferença importante entre Bella e Hermione nos livros é que "A Saga Crepúsculo" foi escrita a partir da perspectiva de Bella enquanto Hermione é uma personagem secundária em "Harry Potter", e só a vemos através dos olhos de Harry. Imagine "Harry Potter" escrito a partir da perspectiva de Hermione (imagine como isso seria estranho), não haveria disputa entre o que é uma personagem feminina forte.

Além disso, basta olhar como as feministas adotaram Hermione e descartaram Bella novamente e novamente e novamente.

Cedric Diggory vs Edward Cullen

É difícil comparar um personagem secundário embora fundamental como Cedrico Diggory com a espinha dorsal dos filmes "Crepúsculo", Edward Cullen, mas vamos de qualquer maneira vamos tentar. Sim, "Crepúsculo" deu à Robert Pattinson um novo mundo repleto de oportunidades, e espero que seja assim, considerando que ele é o protagonista masculino. Ele teria sido analisado para o papel de Edward se não pela aceitação dos fãs em seu filme primeiro grande papel nos filmes em "Harry Potter e o Cálice de Fogo"? Talvez. Definitivamente Cedric não foi um personagem que tinha todas as meninas babando por ele, como fazem agora com Edward, mas verdadeiramente achei que o retrato de Pattinson como Cedric é muito mais agradável do que a sua versão sombria, encolhendo-se e às vezes involuntariamente na versão cômica de Edward (antes de começar a gritar comigo, reveja aquela cena em "Crepúsculo", onde ele suga o veneno do braço de Bella e morda a língua). Apenas compare a resposta da crítica sobre "Cálice de Fogo" (88 por cento de aprovação no Rotten Tomatoes) com o melhor que foi recebido por "Crepúsculo", "Eclipse" (51 por cento de aprovação) e você tem uma ideia de como a maioria das pessoas que não estão obcecadas com nenhuma das duas franquias se sentem em relação à Pattinson em ambos os filmes. Não acho que Pattinson se revelou como um ator em "Crepúsculo" não é mais do que ele fez em "Harry Potter", que é um pouco decepcionante, considerando quantos anos ele tinha que desenvolver, e também é uma decepção que a maioria dos fãs diria que nós temos que esperar por um filme como "Bel Ami" e "Water for Elephants

Quem ganharia em uma luta: Harry ou Edward?

Blá, blá, blá, Edward lendo a mente de Harry antes que ele pudesse atingi-lo com uma maldição de morte, força impossível de superar e super velocidade. Uhh, já ouviu falar de Oclumência? Acho que se Harry pode matar alguém tão mal como Voldemort, ele pode algum dia pegar um vampiro brilhante. Além disso, Andrew disse isso da melhor forma quando argumentou que Stephenie Meyer acha que Harry poderia desbancar Edward, e acho que ela é a única que poderia conhecer isso melhor.

Potterheads vs Twihards

Sim, os fãs de “Crepúsculo” provaram mais uma vez que são mais extremos em suas paixões (algumas vezes ao ponto da insanidade), mas os fãs de "Potter" mostraram que também podem ser loucos apaixonados. Além disso, o argumento de Laura que "Crepúsculo" traz diferentes gerações juntas enquanto "Harry Potter" não, é totalmente louco. Sim, "Crepúsculo" pode ter uma filha, mãe e avó caduca passando por cima de Edward, mas pessoalmente posso dizer-lhe que minha mãe colou no meu irmão mais novo para ler para ele os livros de "Potter" quando ele era jovem demais para ler. E uma das minhas amigas mais próximas fez sua avó começar a leitura da série há um ano assim ela poderia falar com alguém de sua família sobre eles. "Potter" não só atravessa gerações, mas também atravessa os sexos algo que "Crepúsculo" nunca foi capaz de fazer com sucesso total, especialmente os filmes (mesmo com "Eclipse"). Um cara gostar de "Crepúsculo" é a exceção, enquanto "Harry Potter" é a ponte entre qualquer tipo de diferença entre os sexos.

Adaptações do Livro para as Telas

Laura afirma que você pode descobrir o que vai acontecer em qualquer filme de "Crepúsculo" que você pegar com pouco ou nenhum conhecimento profundo, e os pontos importantes do enredo dos livros são traduzidos para a tela. Bem, sim, não posso negar que esta é causa que faz com que "A Saga Crepúsculo" tenha a trama mais mínima que é necessária para fazer uma história interessante. O enredo de "Crepúsculo" em 10 palavras: Bella e Edward estão apaixonados, mas ele é um vampiro. "Lua Nova": Edward deixa Bella, ela está triste; aparece o lobozinho Jacob. As coisas ficam um pouco mais complicadas em "Eclipse", mas ainda não estamos falando sobre literatura embaraçada aqui. "Crepúsculo" é tão ótimo porque é tão simplista. Mas tente resumir a trama de "Harry Potter" em uma frase, principalmente pelo tempo que você fica com os livros. Eu certamente não conseguiria. Jo Rowling teceu uma trama tão complexa que um detalhe tão imperceptível como a cor dos olhos de Harry se torna um dos pontos de maior parcela na trama em toda a série. Qual é! Vamos lá!

Além disso, em termos de resposta da crítica, que foi medida pelo site RottenTomatoes.com os filmes "Crepúsculo" foram terríveis - 50 por cento de rejeição para "Crepúsculo", 27 por cento de rejeição para "Lua Nova", 51 por cento de rejeição para "Eclipse" - enquanto que o menor recebido por "Potter" ainda era 76 por cento de aprovação ("Relíquias da Morte: Parte 1"), e o mais amado pelos críticos foi de 90 por cento de aprovação ("Prisioneiro de Azkaban"). Amando ou odiando as resenhas dos filmes, esses números dizem muito sobre cada franquia.

Ficando no Teste de Tempo

Umm, "Harry Potter" tem um parque temático. Disse o suficiente (embora é claro vá dizer muito mais). Se alguma coisa deve garantir que esta série vá ser uma parte muito relevante da cultura pop mundial para os próximos 50 anos ou mais, deve ser isso.

fonte 

0 comentários:

Postar um comentário